sábado, 12 de novembro de 2011

Engenho Gurjaú de Baixo

Por James Davidson


O Engenho Gurjaú de Baixo, município de Moreno, fica localizado na margem esquerda do Rio Gurjaú, entre os engenhos Canzanza, Jacobina e Gurjaú de Cima. Fundado no século XVI, é um dos engenhos mais antigos do município. Sua sede é composta por casa-grande, fábrica, casa do administrador e várias casas e edifícios que formam uma pequena povoação.



O Engenho Gurjaú de Baixo já existia em 1581, de acordo com Pereira da Costa. O primeiro proprietário que se tem registro é Agostinho de Holanda, em 1591. Em 1614, pertencia a Antônio Nunes Ximenes que permaneceu na posse do engenho durante o período da invasão holandesa. Nesta época, a região do Vale do Gurjaú era um importante caminho de passagem entre o Cabo e a Freguesia de Jaboatão. Daí que muitos eventos da guerra contra os holandeses terem acontecido nessa região.



Movido pelas águas do Rio Gurjaú, o Engenho Gurjaú de Baixo tinha uma produção anual entre mil e duas mil arrobas de açúcar. Em 1674, o engenho passa a pertencer ao padre Antonio de Sousa Leão, proprietário do Gurjaú de Cima, e a partir daí o engenho passa por diversos proprietários dessa família, entre eles o tenente-coronel Domingos de Souza Leão.



O Engenho Gurjaú de Baixo ainda conserva muitos elementos do antigo engenho, fato cada vez mais raro diante da crescente e preocupante destruição de tantos engenhos. A antiga fábrica do engenho, situada na margem do rio, ainda é original e é utilizada como curral. A casa-grande, embora muito bela, imponente e antiga, não é a primitiva casa-grande do engenho, já que está datada em 1915. Mesmo assim, possui um alto valor paisagístico, situada no topo de uma colina de onde se avista todo o engenho. A casa do administrador, em dois pavimentos e fachadas rústicas, é muito provavelmente mais antiga que a casa-grande.



Destaque ainda para as belezas naturais da localidade. O Rio Gurjaú forma uma bela corredeira cercada por rochas de coloração rósea. Ali se encontra a famosa pegada na rocha relatada por Frei Jaboatão que, segundos as lendas, seria de São Tomé. Com certeza podemos dizer que o Engenho Gurjaú de Baixo é um dos mais bonitos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário